Vitória! Voto Impresso É Mantido Em Votação Na Câmara

A Câmara dos Deputados decidiu na madrugada dessa quinta-feira a manutenção do voto impresso para as próximas eleições. A votação dividiu os partidos de esquerda, evidenciando que a manobra articulada pelo PT e TSE contrariou parcela expressiva do estamento burocrático. Foi emblemático durante a votação a mudança da orientação das bancadas do PMDB e do próprio PT, possivelmente objetivando alguma manobra regimental.

Por ora, obtivemos uma vitória parcial e relevante. Mas entendemos que o comportamento dos petistas e peemedebistas durante a votação sugerem que serão feitas manobras junto ao TSE no sentido de tentar por vias burocráticas e regimentais inviabilizar a obrigatoriedade da impressão do voto nas próximas eleições. Essa manobras irão ancorar-se inclusive no argumento da não anualidade da matéria em relação à data da eleição.

Portanto, entendemos que essa vitória que obtivemos hoje deve ser vista como  uma conquista importante, porém não definitiva. Precisamos e devemos continuar lutando para assegurar o voto impresso e a lisura e transparência em todas as etapas do processo eleitoral, e isto não está ainda de modo algum assegurado.

#CriticaNacional #TrueNews


 

COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Isso já é um avanço, mas não confio muito em voto digital para apuração e voto impresso para conferência. Tem de ser o contrário, ou seja, voto impresso para apuração e voto virtual pra conferência. E com cada voto impresso rubricado ou assinado pelo respectivo eleitor, pois uma urna cheia de votos impressos poderia ser trocada por outra urna, mas cheia de votos impressos e falsificados, em algum momento entre a eleição e a apuração. O melhor mesmo seria a apuração de ambos os votos, virtual e impresso, comparando-os no final, o que demonstraria a precisão e lisura do pleito. De qualquer forma, mais difícil do que confiar no sistema eleitoral, é confiar no candidato, principalmente depois de eleito!

  2. Infelizmente a mídia no Brasil só diz o que lhe convém. Não foi informado nesta matéria da CN News, que o autor do projeto é o Jair Messias Bolsonaro. Não sejam parciais, façam a matéria sem omitir informações.

  3. Se não há dinheiro para urnas eletrônicas om voto impresso, que seja apenas voto no papel.
    Como era antigamente.

  4. Infelizmente a mídia sempre dando meia noticia. Este texto foi maravilhoso e ajudou muito, porém, assim como citaram que PT e PMDB articularam para derrubar, poderiam ser justo em falar que foi JAIR MESSIAS BOLSONARO O AUTOR DO PROJETO DE LEI. Criticar ele é fácil, mais ser humildes e reconhecer suas qualidades engasgam né? #BOLSONARO2018

  5. Nesse país nada é sério e confiável, só desonestidade e roubalheiras, vamos lutar pelo voto impresso, é um direito de um cidadão honesto.
    BOLSONARO NELES EM 2018.

  6. O prazo foi 3 anos, para atualizaram a impressão do voto e dar mais transparência para as eleições de 2018, a lei foi aprovada depois de derrubarem o veto, inclusive. Por quê querem justificar agora não ter dinheiro para ativar o voto impresso?
    A lei estabelece voto impresso para todas as urnas no Brasil. Cumpra-se!!!

  7. O voto impresso tem que ser aprovado, chega de roubalheira nas urnas eletrônicas, se não tiver voto impresso, eu e nem a minha família iremos votar.

COMENTÁRIO: